Intercambialidade (in)segura: armas x munição

intercambialidade geralmente considerada (IN)segura para armas de fogo e munições

 

As anotações que constam neste trabalho — concernentes à intercambialidade geralmente considerada (in)segura para armas de fogo e munições — tem por base o conteúdo do artigo da SAAMI (2021).

 

1. ARMAS DE FOGO RAIADAS / MUNIÇÕES — INTERCAMBIALIDADE GERALMENTE SEGURA

A  SAAMI (2021) considera como geralmente segura a intercambialidade de armas de fogo e munições para armas de cano raiado, abaixo listadas:

 

Quadro 1 – Intercambialidade geralmente aceita de armas de fogo e munições (SAAMI (2021), adaptado)
[table id=7 /]

 

2 . ARMAS DE FOGO DE ALMA LISA / MUNIÇÃO — INTERCAMBIALIDADE

Quanto às armas de fogo com cano de alma lisa (e.g. espingarda) e suas munições, a SAAMI (2021) registra as seguintes considerações acerca da (in)segurança referente à intercambialidade:

a) É aceitável a utilização de cartucho de comprimento menor (e.g. 1¾”, 2¾”) em armas calibradas para cartucho de maior comprimento (e.g. 3″, 3½”). O contrário não é verdadeiro, tratando-se, portanto, de prática insegura.  Tal anotação se refere aos aspectos dimensionais e de pressões de trabalho, portanto, naquilo que tange a possibilidade da produção de tiro em condições geralmente seguras, mas não ao pleno funcionamento da arma de fogo, desse modo, o fabricante do armamento deve ser consultado sobre a utilização de cartucho com menor dimensão longitudinal que o listado originalmente no manual ou impresso na arma.

b) Calibres diferentes não são intercambiáveis. Algumas das possíveis combinações são consideradas como potencialmente catastróficas, a exemplo do uso de cartucho de calibre 20 em arma de fogo de calibre 12, evento esse denominado de “12/20 burst”2-3. Outras combinações podem também resultar na situação descrita anteriormente, contudo são menos comuns, tais como:

— munição de calibre 16 instalada em arma de fogo de calibre 12;

— munição de calibre 20 instalada em arma de fogo de calibre 16;

— munição de calibre 28 instalada em arma de fogo de calibre 20.

 

3 . PADRÕES COMERCIAIS VERSUS MILITARES — INTERCAMBIALIDADE

A munição fabricada de acordo com padrões militares pode, dependendo do cartucho, ter dimensões idênticas ou quase idênticas a um cartucho comercial SAAMI, como 223 Remington / 5,56 x 45 mm NATO.

No entanto, a munição produzida de acordo com padrões militares pode atingir níveis de pressão mais altos do que as suas versões comerciais, e as armas de fogo projetadas para disparar cartuchos militares podem ter construção e geometria de cano diferentes para tolerar essas pressões mais elevadas. Da mesma forma, armas de fogo militares podem apresentar maior dimensão de headspace, porém, dentro dos limites aceitáveis para um padrão militar, mas seriam excessivas para um cartucho comercial SAAMI, a exemplo do 7,62 x 51 mm NATO / 308 Winchester.

Portanto, deve-se utilizar munição fabricada de acordo com padrões militares apenas em armas de fogo e câmaras marcadas explicitamente como compatíveis com o cartucho militar específico. Ignorar tal recomendação pode resultar em graves ferimentos ou morte ao atirador, observadores, bem como danos ao armamento.

 

4. MUNIÇÃO “+P+”

Como descrito no artigo designações equivalentes e abreviaturas de calibres nominais de cartuchos de arma de fogo, apenas as munições “P+” são normatizadas pela SAAMI. Deste modo, uso de munição do tipo “+P+” é considerado inseguro, exceto se autorizado pelo fabricante do armamento.

 

NOTAS

1) Sobre as inscrições “+P” e “+P+”, cf.  §6 em designações equivalentes e abreviaturas de calibres nominais de cartuchos de arma de fogo.

2) Um vídeo com a demonstração sobre a utilização de munição de calibre 20 em arma de calibre 12 (“12/20 burst”) pode ser acessado em Don’t Mix 12 and 20 Gauge Ammunition | Firearm Safety & Hunter Safety (MidwayUSA). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=aTrHHbXDP1Y. Acesso: 08 ago 2023.

3) Cf. Adams et al. (2010), a exemplo de lesões causadas pela explosão do cano de arma de fogo de calibre 12 em decorrência do uso de munição de calibre 20 (“12/20 burst”).

 

REFERÊNCIAS
ADAMS, Titus S.; DUNN, Roderick Dunn. Shotgun “12/20 burst” injuries to the upper limb. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, v. 63, Issue 3, 2010, p. e263-e264, ISSN 1748-6815. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.bjps.2009.07.011. Acesso: 08 ago 2023.

SAAMI – Sporting Arms and Ammunition Manufacturers’ Institute. Generally Accepted Firearms and Ammunition Interchangeability. Informational Publications and Advisories, 08/10/2021. Disponível em: https://saami.org/wp-content/uploads/2022/11/SAAMI-Generally-Accepted-Firearms-and-Ammunition-Interchangeability-10-8-2021.pdf/. Acesso: 25 jul 2023.

 

Como citar: Intercambialidade (in)segura: armas x munição. In: SOUZA, Hudson C. S. de. Dicionário de Balística Forense - Edição Crítica. Disponível em https://dicionario.balistica-forense.com/intercambialidade-insegura-armas-x-municao/. Acesso em: 07/01/2025. eBook. ISBN: 978-65-00-77905-9.

 

––––––––––
Sugestões, comentários e anotações de incorreção, favor encaminhar para: editor@balistica-forense.com

Dicionário de Balística Forense – Edição Crítica