APRESENTAÇÃO
“Dar exemplos não é definir.” Platão (Teeteto, 146d-e, paráfrase)
“Asseguro-te que há muito mais perigo em comprar conhecimento do que em comprar comida e bebida.” Platão (Protágoras, 314a)
As ciências forenses têm sobre si a responsabilidade que poucas outras ciências conhecem, dada as consequências diretas que os seus resultados imputam sobre os indivíduos, servindo muitas vezes como o único limiar entre uma eventual condenação ou absolvição, quando não, entre a vida e a morte.
Um dicionário especializado não surge senão pela imposição criada por um ambiente de dúvidas e de imprecisão conceitual. Por esta razão, o Dicionário de Balística Forense – Edição Crítica foi concebido com uma obra de referência, que objetiva mitigar conceitos e definições que se apresentam por vezes discordantes, imprecisas, quando não incorretas. Para tal, oferece ao leitor anotações do lastro referencial utilizado, bem como discussão pertinente, de modo a possibilitar a análise das confluências e dissenções entre autores, textos legais e documentos de órgãos técnicos.
O formato on-line foi escolhido para que o conteúdo possa ser continuamente ampliado, aprofundado e prontamente corrigido, antes que uma versão impressa possa se justificar a partir dos resultados consolidados, tanto em qualidade como em volume.
Contribuições, sugestões e críticas são bem-vindas e esperadas pelo autor (editor@balistica-forense.com).