face da culatra (al. stoßboden; fr. face de la culasse; esp. plano de cierre de la recámara; ing. breech face; it. faccia della bascula)
Plano oposto à culatra do cano da arma.1
Corresponde, deste modo, a superfície anterior do bloqueador (ou obturador) da culatra – que tem por função tanto a retenção do cartucho na câmara, como de bloquear a culatra quando da produção do tiro, faceando assim a base do estojo da munição instalada na câmara.2
Dependendo do tipo e/ou do projeto da arma, a face da culatra pode estar localizada em diferentes componentes das armas de fogo, como na face anterior do bloco3 (e.g. em algumas espingardas e canhões) ou na face anterior do ferrolho (bolt face, e.g. em pistolas, espingardas, carabinas e rifles)4.
A criminalística, por sua vez, tem especial interesse nas características construtivas descritas anteriormente, visto que a base do estojo, por estar em contato com a face da culatra – sobretudo quando da execução do tiro – recebe as impressões remanescentes das marcas de ferramenta (tool marks) oriundas do processo fabril da face anterior do bloqueador da culatra, resultando nas marcas de face de culatra (breech face marks)5, vestígios esses que são utilizados no exame de comparação balística.
DISCUSSÃO
I) Alguns autores, como CUN (p. 196-7), RAB (p. 253-4, 306-7, 309-10 et al.), SVJ (p. 121, 132-3) e TOC (p. 227, 435, 438), se referem à “culatra“ e à “superfície da culatra” como aquilo que na verdade se trata da face da culatra (breechface) – região de interesse ao exame de comparação balística.
II) Como citado em I, os mencionados autores, também se referem às marcas de face de culatra (breech face marks), como sendo marcas produzidas na “culatra” ou na “superfície da culatra”, contudo, as aludidas marcas de interesse pericial são produzidas, como demonstrado, em outro componente da arma de fogo, que é a face (ou plano) anterior do bloqueador da culatra, denominado de face da culatra, uma vez que esta faceia a região da culatra (onde o cartucho é alojado), logo, a base do estojo.
NOTAS
1) Cf. AFTE (s.v.), BLC (s.v.), DIM (p. 32, 253, 328), FRT (s.v.), HRD (passim), MTR (p. 3, passim), MUO (s.v.), RAB (p. 42), SAAMI (s.v.), STR (s.v.).
2) Cf. AFTE (s.v.), FRT (s.v.), MUO (s.v.), SAAMI (s.v.), STR (bolt face, breechblock s.vv.).
3) Designado também, dependendo do fabricante, de monobloco, corpo, corpo usinado, corpo da báscula, caixa do corpo e caixa do mecanismo. Cf. TAU (passim), BTO (passim), ROS (passim).
4) Também denominada de placa de obturação. Cf. RAB (p. 74, 102).
5) Cf. AFTE (s.v.), DIM (p. 32), HCK (p. 23), HRD (p. 184, 316), MTR (p. 74-5, 166-7, passim), WLW (passim).
6) KURIMSKY (2010).
—————
Sugestões, comentários e anotações de incorreção, favor encaminhar para: editor@balistica-forense.com